Rota no Paraná fica entre os melhores passeios de trem do mundo
Lista da Lonely Planet inclui expresso entre Morretes e Curitiba
Publicada em
O passeio de trem entre as cidades de Curitiba e Morretes, no Paraná, foi eleito um dos melhores do mundo pelo guia de turismo Lonely Planet.
Com duração de 3h30, a rota operada pela Serra Verde Express ocupa a 14ª posição da lista, à frente de linhas como Bernina Express (Suíça-Itália) e Hokkaido Shinkansen (Japão).
A publicação destaca a arquitetura curitibana, as montanhas cobertas de floresta tropical e as pequenas estações que datam do fim dos anos 1800. “A viagem passa por cânions, picos de montanhas e planícies verdejantes e a locomotiva permite fotografar o cenário cinematográfico”, diz o texto.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a ferrovia Curitiba-Paranaguá, inaugurada em 1885, foi a primeira a ser construída sem mão de obra escravizada. O projeto atravessa 110 km de Mata Atlântica, com 41 pontes e 13 túneis. Entre os destaques estão a Ponte São João, trazida desmontada da Bélgica, e o Viaduto do Carvalho, onde os passageiros têm a sensação de flutuar sobre o penhasco.
Os bilhetes para o passeio estão disponíveis em três categorias: Turística, Boutique e Litorina Luxo, com preços que variam entre R$ 179 e R$ 405 por pessoa, por trecho. Cada modalidade oferece diferentes níveis de conforto, além de opções variadas de bebidas, refeições e serviços de guia.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO