Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia avança no sul da Ucrânia, diz Ministério da Defesa

Placeholder - loading - Membro das forças russas caminha por Sudzha, na Rússia 15/03/2025 Russian Defence Ministry/Divulgação via REUTERS
Membro das forças russas caminha por Sudzha, na Rússia 15/03/2025 Russian Defence Ministry/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - As forças russas estavam avançando na segunda-feira no sul da Ucrânia e haviam perfurado parte das linhas ucranianas a menos de 50 km a sudeste da cidade de Zaporizhzhia, de acordo com autoridades russas e blogueiros militares pró-russos.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente as afirmações.

O Ministério da Defesa da Rússia disse em um comunicado que suas forças tomaram o vilarejo de Stepove, na região de Zaporizhzhia, avançando pelas linhas ucranianas.

Os militares ucranianos não reconheceram que Stepove estava em mãos russas.

Um boletim militar divulgado no final da noite informou que as forças ucranianas repeliram ataques perto de Stepove e da vila vizinha de Lobkove, e três batalhas ainda estavam acontecendo nas proximidades.

Yuri Podolyaka, um dos mais influentes blogueiros militares pró-russos, afirmou que as forças russas também invadiram o vilarejo vizinho de Maly Shcherbaky.

'Nossas unidades romperam a primeira linha de defesa na direção de Zaporizhzhia', disse Podolyaka.

O popular blog ucraniano Deep State, que monitora a linha de frente da guerra usando fontes abertas, disse que forças russas foram avistadas perto de Stepove e, apesar das tentativas ucranianas de contê-las, elas fizeram alguns avanços em direção a uma estrada importante.

O Deep State também informou que as forças russas continuavam avançando para Maly Shcherbaky e outra vila ao sul de Stepove.

No domingo, a Rússia tentou expulsar os últimos soldados ucranianos do oeste da Rússia, depois de uma incursão de sete meses da Ucrânia, cujo objetivo era distrair as forças de Moscou, ganhar uma moeda de troca e irritar o presidente Vladimir Putin.

Os combates acontecem no momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump planeja falar com Putin na terça-feira sobre o fim da guerra, com concessões territoriais de Kiev e o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia provavelmente incluídos nas negociações.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia avanca no sul da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.