Rússia condena iniciativa europeia de reimpor sanções da ONU ao Irã por programa nuclear
Rússia condena iniciativa europeia de reimpor sanções da ONU ao Irã por programa nuclear
Reuters
29/08/2025
MOSCOU (Reuters) - A Rússia condenou na sexta-feira a decisão de Reino Unido, Alemanha e França de lançar um processo que pode reimpor as sanções da ONU ao Irã por causa de seu programa nuclear.
Os três países europeus, conhecidos como E3, lançaram o chamado 'mecanismo snapback' na quinta-feira devido a acusações de que o Irã violou um acordo de 2015 que visava impedir o desenvolvimento de uma capacidade de armas nucleares em troca do levantamento das sanções internacionais.
'Condenamos veementemente essas ações dos países europeus e pedimos à comunidade internacional que as rejeite', disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado que culpou os Estados Unidos e os europeus pelo colapso do acordo de 2015.
A Rússia assinou um acordo de cooperação estratégica com o Irã este ano e condenou o bombardeio das instalações nucleares iranianas por Israel e EUA em junho.
O Irã rejeita as acusações ocidentais de que está tentando desenvolver uma arma nuclear.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que as tentativas de reimpor sanções a Teerã são um 'fator desestabilizador grave' que prejudica a busca por uma solução negociada.
Ela afirmou que é importante evitar uma nova escalada em relação ao programa nuclear do Irã que levaria a 'graves consequências'.
(Reportagem de Dmitry Antonov)
Reuters