Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Rússia deixará acordo que amenizou restrições de viagens a diplomatas dos EUA

Rússia deixará acordo que amenizou restrições de viagens a diplomatas dos EUA

Reuters

02/06/2021

Placeholder - loading - Bandeiras dos EUA e da Rússia em fábrica em Vsevolozhsk 27/03/2019 REUTERS/Anton Vaganov
Bandeiras dos EUA e da Rússia em fábrica em Vsevolozhsk 27/03/2019 REUTERS/Anton Vaganov

MOSCOU (Reuters) - A Rússia planeja anunciar sua saída iminente de um acordo pós-Guerra Fria com os Estados Unidos que amenizou restrições a diplomatas que viajam pelos respectivos países, disse o vice-ministro russo das Relações Exteriores nesta quarta-feira.

O memorando de entendimento de 1992 sobre 'terras abertas', assinado após o colapso soviético, concordou em eliminar áreas fechadas nos respectivos territórios e permitir que os respectivos diplomatas viajem sem pedir permissão.

'Uma ordem do governo repudiando o memorando da Rússia sobre terras abertas está a caminho', disse Sergei Ryabkov, segundo a agência de notícias Tass.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, assinalou a medida em abril como parte do pacote retaliatório de Moscou contra Washington depois que os EUA expulsaram 10 diplomatas russos devido a uma suposta interferência eleitoral e outras ações mal-intencionadas.

Os laços da Rússia com o Ocidente estão altamente tensionados devido à prisão de Alexei Navalny, um crítico do Kremlin, movimentações militares perto da Ucrânia e alegações de invasões cibernéticas russas, entre outras questões.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente norte-americano, Joe Biden, devem se encontrar para uma cúpula em Genebra no final deste mês.

Na segunda-feira, Ryabkov disse que seu país enviará o que descreveu como sinais 'incômodos' aos EUA nos próximos dias.

(Por Maria Kiselyova)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.