Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz que aumento dos gastos da UE com defesa pode provocar mais guerra na Europa

Placeholder - loading - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova  14/1/2025    REUTERS/Evgenia Novozhenina
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova 14/1/2025 REUTERS/Evgenia Novozhenina

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quinta-feira que os planos da União Europeia de aumentar os gastos com defesa equivalem à incitação à guerra com base no mito inventado de que as potências europeias estão ameaçadas pela Rússia.

A Comissão Europeia propôs este mês um empréstimo de até 150 bilhões de euros aos governos da UE em um plano de rearmamento impulsionado pela guerra da Rússia na Ucrânia e pelo temor de que a Europa não possa mais ter certeza da proteção dos EUA.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o pacote de propostas poderia mobilizar até 800 bilhões de euros para a defesa europeia.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que os planos de von der Leyen equivalem à 'incitação à guerra no continente europeu'.

Zakahrova rebateu as afirmações europeias de que a Rússia, após invadir a Ucrânia em 2022, agora ameaçava a segurança europeia.

Ela disse que a Europa estava espalhando narrativas falsas sobre a chamada ameaça russa: 'essa é uma história deliberadamente inventada com base na russofobia que é promovida por autoridades inadequadas de Bruxelas'.

(Reportagem de Dmitry Antonov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.