Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia e EUA manterão novas conversas na 5ª-feira na Turquia, diz Lavrov

Placeholder - loading - Chanceler russo Sergei Lavrov em Riad  18/2/2025  Divulgação via REUTERS
Chanceler russo Sergei Lavrov em Riad 18/2/2025 Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Dmitry Antonov

(Reuters) - Diplomatas russos e norte-americanos se reunirão em Istambul na quinta-feira, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, para conversações sobre a resolução de disputas bilaterais que fazem parte de um diálogo mais amplo que eles consideram crucial para acabar com a guerra na Ucrânia.

Lavrov afirmou que as conversações se concentrariam na criação de melhores condições para os diplomatas russos nos Estados Unidos e seus homólogos norte-americanos na Rússia, após uma série de disputas sobre os níveis de pessoal e propriedades da embaixada.

O resultado das conversações em Istambul -- que se seguem a um telefonema entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump em 12 de fevereiro e a uma reunião de alto nível entre a Rússia e os EUA na Arábia Saudita em 18 de fevereiro -- 'mostrará com que rapidez e eficácia podemos agir', disse Lavrov.

Trump afirma que quer avançar rapidamente em direção a um cessar-fogo na Ucrânia, mas Putin esta semana moderou as expectativas de progresso rápido, dizendo que nada poderia ser alcançado sem restaurar a confiança entre Rússia e Estados Unidos.

A agenda das conversações de quinta-feira, conforme descrita por Lavrov, indica que os dois lados se concentrarão primeiro nas barreiras técnicas às relações diplomáticas antes de passar para metas mais ambiciosas. Ele culpou o governo do antecessor de Trump, Joe Biden, pela situação.

'Nossos diplomatas de alto nível, especialistas, se reunirão e considerarão os problemas sistêmicos que se acumularam como resultado das atividades ilegais da administração anterior para criar obstáculos artificiais para as atividades da embaixada russa, aos quais nós, naturalmente, retribuímos e também criamos condições desconfortáveis para o trabalho da embaixada norte-americana em Moscou', disse Lavrov.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.