RÚSSIA LANÇA SEU PRIMEIRO COMPUTADOR QUÂNTICO DE 50 QUBITS
GOVERNO RUSSO PRETENDE COMPETIR COM GIGANTES DA TECNOLOGIA
João Carlos
03/01/2025
A Rússia desenvolveu seu primeiro computador quântico de 50 qubits. A novidade é resultado de um investimento de 700 milhões de euros e de uma colaboração estratégica com a China.
Em 2020, o governo russo anunciou a criação de seu Laboratório Quântico Nacional e desde então já mostrou projetos bem sucedidos, partindo de um primeiro protótipo de 16 qubits em 2023.
Esse campo da computação pode ter diversas aplicações como criptografia, inteligência artificial e pesquisa científica. Por meio do uso de átomos neutros de rubídio, o tecnologia proporciona mais precisão e estabilidade.
Com a parceria, ambos os países ficam posicionados como competidores diretos dos Estados Unidos na guerra pela inovação e liderança tecnológica.
Apesar de ainda estar atrás de projetos como o da IBM, que já conseguiu produzir uma máquina de 1.121 qubits, o governo russo dá sinais que pretende competir de maneira acirrada com outras potências tecnológicas.
Os computadores quânticos são muito mais poderosos que os convencionais para resolver problemas, simular moléculas complexas, otimizar sistemas logísticos e romper a criptografia clássica.
Empresas como Google, IBM e Microsoft estão desenvolvendo essas máquinas.
Há cerca de três semanas, a equipe do Google Quantum AI anunciou o Willow, o mais novo chip quântico da empresa. Veja abaixo: