Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Rússia mata jornalista da Radio Liberty em ataque com mísseis em Kiev

Rússia mata jornalista da Radio Liberty em ataque com mísseis em Kiev

Reuters

29/04/2022

Placeholder - loading - Prédio em chamas após ser atingido por ataque russo em Kiev 28/04/2022 REUTERS/Zohra Bensemra
Prédio em chamas após ser atingido por ataque russo em Kiev 28/04/2022 REUTERS/Zohra Bensemra

Por Natalia Zinets

KIEV (Reuters) - A Rússia matou uma jornalista do veículo de mídia apoiado pelos Estados Unidos Radio Liberty em um ataque com mísseis a Kiev durante uma visita à capital ucraniana do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), disse a emissora nesta sexta-feira.

A Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL), com sede em Praga, afirmou que o corpo da produtora Vira Hyrych foi encontrado na manhã de sexta-feira em escombros depois que o ataque de quinta-feira destruiu os dois andares inferiores de um prédio residencial. A emissora disse que Hyrych trabalhava para a Radio Liberty desde 2018.

'Ela estava indo para a cama quando um míssil balístico russo atingiu seu apartamento no centro de Kiev. A barbárie da Rússia é incompreensível', disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko. 'Pedimos às organizações de mídia que condenem o assassinato de Vira e de todos os outros ucranianos inocentes.'

A RFE/RL, financiada pelos EUA, que cobre a antiga União Soviética desde a Guerra Fria, é uma das principais fontes restantes de notícias em língua russa fora do controle do Kremlin, já que Moscou efetivamente fechou toda a mídia independente dentro da Rússia após sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.

'O conselho editorial da Radio Liberty expressa suas condolências à família de Vira Hyrych e a lembrará como uma pessoa brilhante e gentil, uma verdadeira profissional', disse a emissora em comunicado.

Em Kiev, trabalhadores estavam retirando escombros na área residencial atingida pelos mísseis.

'Kiev ainda é um lugar perigoso e Kiev ainda é alvo dos russos, claro. A capital da Ucrânia é o objetivo e eles querem ocupá-la', disse o prefeito Vitali Klitschko, supervisionando a limpeza antes da descoberta do corpo de Hyrych.

Os mísseis atingiram a capital durante uma visita na quinta-feira do secretário-geral da ONU, António Guterres. O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, chamou de 'um ataque à segurança do secretário-geral e à segurança mundial'.

A Ucrânia reconheceu nesta sexta-feira que está sofrendo pesadas perdas no ataque da Rússia no leste, mas disse que as perdas da Rússia foram ainda maiores, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao Congresso norte-americano que libere até 33 bilhões de dólares para ajudar Kiev a resistir ao ataque.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, elogiou a oferta de ajuda maciça de Biden, que equivale a quase 10 vezes ao auxílio que Washington enviou até agora desde o início da guerra.

Depois de fracassar em um ataque a Kiev, no norte da Ucrânia, no mês passado, a Rússia agora está tentando capturar totalmente duas províncias do leste conhecidas como Donbas.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.