Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Rússia não pode deixar economia entrar em recessão, diz Putin

Rússia não pode deixar economia entrar em recessão, diz Putin

Reuters

20/06/2025

Placeholder - loading - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursa no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo 20/06/2025 REUTERS/Anton Vaganov
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursa no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo 20/06/2025 REUTERS/Anton Vaganov

Por Vladimir Soldatkin e Guy Faulconbridge

SÃO PETERSBURGO, Rússia (Reuters) - A economia da Rússia não pode, em nenhuma circunstância, entrar em recessão, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em um fórum econômico nesta sexta-feira, em uma clara instrução aos ministros do governo e às autoridades do banco central reunidos.

O Banco da Rússia aumentou sua taxa de juros para o nível mais alto desde o início dos anos 2000 em outubro, mas a reduziu em um ponto percentual, para 20%, neste mês.

O Kremlin afirmou que o afrouxamento monetário não foi suficientemente amplo, pois a economia ameaça esfriar muito rapidamente depois de ficar aquecida por dois anos, graças, em grande parte, a grandes aumentos nos gastos com defesa.

'Nossa tarefa mais importante é garantir a transição da economia para uma trajetória de crescimento equilibrado', disse Putin em discurso de abertura no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

'Crescimento equilibrado é inflação moderada, baixo desemprego e dinâmica econômica positiva contínua... Ao mesmo tempo, alguns especialistas e peritos apontam para os riscos de estagnação e até mesmo de recessão. Isso não deve ser permitido em nenhuma circunstância.'

O ministro da Economia, Maxim Reshetnikov, em uma mensagem pessimista ao evento econômico mais importante da Rússia, disse na quinta-feira que a economia está prestes a entrar em recessão e que as decisões de política monetária determinarão se ela contrairá ou não.

No fórum desta semana, ministros do governo e líderes empresariais têm aumentado a pressão sobre a presidente do banco central russo, Elvira Nabiullina, para que ela faça cortes mais profundos na taxa de juros.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.