Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Rússia será 'reintegrada' à economia mundial se guerra na Ucrânia terminar, diz Orbán

Rússia será 'reintegrada' à economia mundial se guerra na Ucrânia terminar, diz Orbán

Reuters

14/02/2025

Placeholder - loading - Viktor Orbán em Budapeste  12/2/2025   REUTERS/Marton Monus
Viktor Orbán em Budapeste 12/2/2025 REUTERS/Marton Monus

BUDAPESTE (Reuters) - A Rússia será 'reintegrada' à economia mundial e ao sistema energético europeu quando um acordo de paz for alcançado e a guerra terminar na Ucrânia, disse o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, à rádio estatal na sexta-feira.

'Se o presidente dos EUA vier e criar a paz, se houver um acordo, acho que a Rússia será reintegrada à economia mundial ... ao sistema de segurança europeu e até mesmo ao sistema econômico e energético europeu, o que dará um enorme impulso à economia húngara', declarou Orbán, um aliado do presidente Donald Trump. 'Nós ganharemos muito com um acordo de paz.'

Trump disse que tanto o presidente russo, Vladimir Putin, quanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, expressaram o desejo de paz em telefonemas separados com ele na quarta-feira, e ele ordenou que autoridades dos EUA iniciassem conversas sobre o fim da guerra na Ucrânia.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no início de 2022, Orbán surgiu como um crítico das sanções da UE contra Moscou e do apoio financeiro e militar do bloco à Ucrânia.

Embora os países da Europa Ocidental tenham se esforçado seriamente para se livrar da energia russa, a Hungria obtém de 80% a 85% de seu gás da Rússia, e a maior parte de seus suprimentos de petróleo bruto também vem da Rússia.

(Reportagem de Krisztina Than)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.