Saab e Helsing testam avião de guerra pilotado por IA contra piloto de caça real
Saab e Helsing testam avião de guerra pilotado por IA contra piloto de caça real
Reuters
11/06/2025
Por Tim Hepher
PARIS (Reuters) - A Saab, da Suécia, e a startup de defesa alemã Helsing realizaram testes de combate de um avião Gripen E controlado por inteligência artificial contra um piloto de caça real, disseram nesta quarta-feira.
O teste da semana passada é o primeiro exemplo conhecido publicamente de inteligência artificial sendo testada em um caça em uma situação de combate além do alcance visual (BVR), em vez de em um combate a curta distância, ou que a IA tenha controlado um jato completo em vez de um avião de teste.
Em maio do ano passado, o então secretário da Força Aérea dos EUA, Frank Kendall, voou em um F-16 modificado, chamado X-62A VISTA, equipado com um sistema de aprendizado fornecido pela Shield AI para demonstrar a capacidade da IA de entrar em combate contra um F-16 tripulado.
Os testes europeus, conhecidos como 'Project Beyond' (Projeto Além), incluíram três voos realizados entre 28 de maio e 3 de junho, o último dos quais colocou o sistema de IA 'Centaur' da Helsing pilotando um Gripen E contra um caça Gripen D operado por humanos, informaram as empresas.
O teste, que foi financiado pelo governo sueco, não chegou a nenhuma conclusão relativa à performance, porém destacou um foco cada vez maior na integração de IA e autonomia em sistemas de combate.
(Reportagem de Tim Hepher)
Reuters