Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Sabesp vai reduzir pressão da água na Grande SP durante as madrugadas

Medida será adotada a partir desta quarta-feira (27) devido à falta de chuva

Redação, com informações da Agência SP

26/08/2025

Placeholder - loading - Sabesp vai reduzir pressão da água na Grande SP durante as madrugadas
Sabesp vai reduzir pressão da água na Grande SP durante as madrugadas

A Sabesp adotará, a partir desta quarta-feira (27), a gestão da demanda noturna na Grande São Paulo. Por um período de oito horas durante a madrugada, a operadora poderá reduzir a pressão da água. A expectativa é economizar 4 mil litros por segundo.

Diante da falta de chuva, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) lançou um regime de prevenção e contingência para tentar preservar os níveis dos reservatórios que abastecem a região metropolitana.

“A gestão da demanda noturna é uma medida eficiente porque ajuda a economizar água, reduz perdas e causa menos impacto para a população, por ser executada no período de menor demanda”, afirmou o diretor presidente da Arsesp, Thiago Mesquita Nunes.

De acordo com a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), a região do Sistema Integrado Metropolitano enfrenta uma sequência de anos com chuvas abaixo da média e a atual condição dos reservatórios demanda atenção. A situação é semelhante à observada em 2021, mas melhor do que a de 2014, quando ocorreu a crise hídrica.

Volume no Sistema Integrado Metropolitano:

Segundo o Protocolo de Escassez Hídrica de São Paulo, que está em fase final de aprovação, a região metropolitana se encontra em estado de atenção (reservatórios com volume útil de 39,2%). Caso esse percentual caia para valores entre 30% e 20%, a situação passará a ser considerada crítica. O estado de emergência é caracterizado por valores inferiores a 20%.

O Protocolo prevê medidas a serem adotadas em cada um desses estágios, como suspensão de outorgas, diminuição de vazões outorgadas e intensificação da fiscalização em localidades críticas.

“É muito importante que consigamos estabilizar os reservatórios até que tenhamos novas chuvas, e para isso a adoção de medidas de contingência é importante, assim como é fundamental a cooperação da população na redução do consumo”, declarou a presidente da SP Águas, Camila Viana.

O Governo de São Paulo anunciou que iniciará nesta semana uma campanha de conscientização da população para a redução do consumo por meio de medidas simples, como a contenção de vazamentos, o uso de chuveiros eficientes e o uso de máquinas de lavar com carga completa.

Redação, com informações da Agência SP

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.