Sabesp vai reduzir pressão da água na Grande SP durante as madrugadas
Medida será adotada a partir desta quarta-feira (27) devido à falta de chuva
Redação, com informações da Agência SP
26/08/2025
A Sabesp adotará, a partir desta quarta-feira (27), a gestão da demanda noturna na Grande São Paulo. Por um período de oito horas durante a madrugada, a operadora poderá reduzir a pressão da água. A expectativa é economizar 4 mil litros por segundo.
Diante da falta de chuva, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) lançou um regime de prevenção e contingência para tentar preservar os níveis dos reservatórios que abastecem a região metropolitana.
“A gestão da demanda noturna é uma medida eficiente porque ajuda a economizar água, reduz perdas e causa menos impacto para a população, por ser executada no período de menor demanda”, afirmou o diretor presidente da Arsesp, Thiago Mesquita Nunes.
De acordo com a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), a região do Sistema Integrado Metropolitano enfrenta uma sequência de anos com chuvas abaixo da média e a atual condição dos reservatórios demanda atenção. A situação é semelhante à observada em 2021, mas melhor do que a de 2014, quando ocorreu a crise hídrica.
Volume no Sistema Integrado Metropolitano:
Segundo o Protocolo de Escassez Hídrica de São Paulo, que está em fase final de aprovação, a região metropolitana se encontra em estado de atenção (reservatórios com volume útil de 39,2%). Caso esse percentual caia para valores entre 30% e 20%, a situação passará a ser considerada crítica. O estado de emergência é caracterizado por valores inferiores a 20%.
O Protocolo prevê medidas a serem adotadas em cada um desses estágios, como suspensão de outorgas, diminuição de vazões outorgadas e intensificação da fiscalização em localidades críticas.
“É muito importante que consigamos estabilizar os reservatórios até que tenhamos novas chuvas, e para isso a adoção de medidas de contingência é importante, assim como é fundamental a cooperação da população na redução do consumo”, declarou a presidente da SP Águas, Camila Viana.
O Governo de São Paulo anunciou que iniciará nesta semana uma campanha de conscientização da população para a redução do consumo por meio de medidas simples, como a contenção de vazamentos, o uso de chuveiros eficientes e o uso de máquinas de lavar com carga completa.
Redação, com informações da Agência SP