São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a ter hidrômetro inteligente
São Paulo será a próxima a receber a tecnologia
Redação
12/08/2025
São José dos Campos, no interior de São Paulo, será a primeira cidade do Brasil a contar com medidor inteligente do consumo de água em residências, de acordo com a Sabesp. A capital paulista deve ser a segunda a receber a tecnologia.
A medida, que atende uma cláusula contratual, prevê 4,4 milhões de equipamentos nos dois municípios. A expectativa é que, até 2029, o hidrômetro inteligente seja instalado em todos os imóveis atendidos pela concessionária.
A Sabesp e a Vivo selaram uma parceria para permitir o envio de dados dos dispositivos via rede móvel e alcançar locais de difícil acesso, como subsolos.
O projeto consiste na substituição dos hidrômetros antigos por medidores novos, que terão eSIM, um chip virtual parecido com o de celular, que passará a transmitir as informações para a central da Sabesp em tempo real. A promessa é agilizar o atendimento, inclusive em ocorrências de falta de água.
O consumidor poderá acompanhar pelo smartphone a cota de consumo de hora em hora, receber alertas e identificar vazamentos.
Redação

