São Paulo atinge marca de mil ônibus elétricos em circulação
Frota reduz em 35 milhões de litros o consumo de óleo diesel por ano
Redação
04/11/2025
A frota de ônibus elétricos da cidade de São Paulo superou a marca de 1.000 veículos em circulação. Com a apresentação de 60 novos coletivos nesta segunda-feira (3), a capital paulista passou a contar com 1.009 ônibus movidos a energia limpa, sendo 820 a bateria e 189 trólebus. De acordo com a Prefeitura, a operação evita o consumo de 35 milhões de litros de óleo diesel por ano.
A entrega dá início à programação do município voltada à sustentabilidade e à preparação para a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, encontro global para discutir ações contra as mudanças climáticas que será realizado neste mês, em Belém (PA).
Considerando apenas os 60 novos veículos incorporados à rede, deixarão de ser consumidos 2,1 milhões de litros de diesel por ano, o que representa 5,2 mil toneladas de CO₂ a menos na atmosfera ou o plantio de 6.400 árvores por ano.
Além do impacto ambiental, os ônibus elétricos oferecem viagens mais confortáveis. Todos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi e o sistema de monitoramento inteligente SmartSampa.
Para expandir a frota, a gestão municipal aposta na implantação do BESS (Battery Energy Storage System), um sistema de armazenamento de energia elétrica nas garagens. O BESS funciona como um “powerbank gigante”, capaz de acumular energia nos horários de menor consumo e recarregar as baterias dos ônibus de forma mais eficiente, garantindo a operação contínua.
Redação


