Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

São Paulo lidera ranking de inovação no Brasil

Seis estados ficaram acima da média nacional

Redação, com informações da Agência Brasil

02/09/2025

Placeholder - loading - São Paulo lidera ranking de inovação no Brasil
São Paulo lidera ranking de inovação no Brasil

O estado de São Paulo manteve a liderança do ranking de inovação no Brasil, posição que ocupa desde a primeira edição, lançada em 2014. O dado é do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Em uma escala de 0 a 1, São Paulo obteve nota 0,872, desempenho que supera em quase três vezes a média nacional (0,296). Outros cinco estados brasileiros ultrapassaram a marca: Santa Catarina (0,449), Paraná (0,413), Rio de Janeiro (0,410), Rio Grande do Sul (0,398) e Minas Gerais (0,368).

Nas últimas colocações estão Alagoas (0,148), Maranhão (0,127) e Acre (0,122).

Apesar da liderança de São Paulo, o INPI entende que a inovação no país apresenta “leve desconcentração”, com sete estados avançando: Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Alagoas, Piauí e Amapá.

Em 2015, a pontuação média das unidades federativas (UF) correspondia a 28% do desempenho paulista. Em 2025, essa proporção subiu para 29%.

Santa Catarina e Paraná foram os destaques, reduzindo em seis pontos percentuais a distância em relação a São Paulo.

Metodologia

Ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o INPI é o órgão responsável por registrar os pedidos de patentes no país.

O índice criado pelo instituto leva em consideração fatores como capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia e economia criativa.

Há subdivisões que avaliam questões relacionadas a crédito, investimentos, educação, ambiente regulatório, sustentabilidade, criação de conhecimento e ativos intangíveis.

Brasil no mundo

O Ibid foi inspirado no Índice Global de Inovação (IGI), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Na edição mais recente do IGI, de 2024, o Brasil ficou em 50º lugar entre 133 países. Em 2023, era o 49º. Apesar do recuo de um ano para o outro, o Brasil figura como a principal nação latino-americana, à frente de Chile (51º) e México (56º).

Redação, com informações da Agência Brasil

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.