Scholz e Zelenskiy discutem liderança de Trump para promover a paz
Publicada em
BERLIM (Reuters) - O chanceler da Alemanha que está deixando o cargo, Olaf Scholz, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, discutiram na quarta-feira o papel do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas negociações para alcançar a paz na guerra de três anos de Kiev com a Rússia.
'Ambos concordaram sobre a importância do papel de liderança do presidente dos EUA, também com o objetivo de alcançar um rápido início de um cessar-fogo e uma paz duradoura para a Ucrânia', afirmou um porta-voz do governo alemão.
Após a ligação, Zelenskiy disse no X que havia mantido 'uma conversa honesta sobre várias questões e nossa visão para a futura arquitetura de segurança' com Scholz.
Zelenskiy disse na terça-feira que estava pronto para trabalhar sob a liderança do presidente dos EUA para trazer uma paz duradoura depois que Washington interrompeu a ajuda militar a Kiev, após as desastrosas conversas entre Zelenskiy e Trump na semana passada.
'Todos nós queremos um futuro seguro para nosso povo. Não um cessar-fogo temporário, mas o fim da guerra de uma vez por todas. Com nossos esforços coordenados e a liderança dos EUA, isso é totalmente possível', declarou Zelenskiy após a ligação com Scholz.
Scholz reiterou a solidariedade contínua e inabalável da Alemanha com a Ucrânia, acrescentou o porta-voz.
Na terça-feira, Zelenskiy também fez uma ligação telefônica com o provável futuro chanceler Friedrich Merz para discutir mais cooperação.
(Reportagem de Ludwig Burger e Yuliia Dysa)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO