Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Seca avança na bacia do Amazonas e níveis dos rios batem mínimas históricas, diz SGB

Seca avança na bacia do Amazonas e níveis dos rios batem mínimas históricas, diz SGB

Reuters

04/09/2024

Placeholder - loading - Barco encalhado devido à seca que afeta o rio Negro, maior afluente esquerdo do rio Amazonas, no distrito de Cacau Pirera, em Iranduba, estado do Amazonas 02/09/2024 REUTERS/Bruno Kelly
Barco encalhado devido à seca que afeta o rio Negro, maior afluente esquerdo do rio Amazonas, no distrito de Cacau Pirera, em Iranduba, estado do Amazonas 02/09/2024 REUTERS/Bruno Kelly

(Reuters) - A seca severa que atinge o norte do Brasil está avançando por toda a calha da bacia do rio Amazonas, informou nesta quarta-feira o Serviço Geológico do Brasil (SGB), citando níveis mínimos históricos nos rios Solimões e Madeira, além de cotas de água abaixo da normalidade nos rios Negro, Acre e Amazonas.

“Em Manaus (AM), a cota tem reduzido 25 cm por dia e chegou, nesta quarta-feira (4), a 19,01 m, ou seja, 2,50 m abaixo do intervalo da normalidade para a época”, registrou o SGB, que publicou o 36º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Amazonas.

“Em Tabatinga (AM), o Solimões atingiu -1,35 m na terça-feira (3), a cota mais baixa desde o início da série histórica (1983)”, acrescentou o SGB em nota. Anteriormente, a cota mais baixa em Tabatinga havia sido de -86 cm, em 2010. No ano passado, quando a seca também atingiu a região, a cota chegou a -75 cm.

Na última segunda-feira, a Reuters informou que os rios da região amazônica vêm diminuindo rapidamente desde junho. A combinação entre altas temperaturas e chuvas abaixo da média histórica, na sequência de um ano extremamente seco, tem gerado prognósticos pessimistas para a região.

Nesta quarta-feira, a Eletrobras informou que a hidrelétrica de Santo Antônio, controlada pela companhia, paralisou parte de suas unidades geradoras em função das baixas vazões no rio Madeira.

De acordo com a companhia elétrica, a paralisação ocorreu na terça-feira e afetou as unidades geradoras localizadas na margem esquerda e no leito do rio, que atingiram os limites operativos.

(Por Fabrício de Castro, em São Paulo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.