Secretário-geral da Otan compara Trump a 'papai' após palavrão do presidente dos EUA
Secretário-geral da Otan compara Trump a 'papai' após palavrão do presidente dos EUA
Reuters
25/06/2025
Por Anthony Deutsch e Gram Slattery
HAIA (Reuters) - O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, comparou nesta quarta-feira o presidente Donald Trump a um 'papai' intervindo em uma briga no pátio da escola, depois que o líder dos EUA usou palavrão ao descrever a guerra entre Israel e Irã.
Em comentários à imprensa durante uma reunião de cúpula da Otan em Haia, Trump comparou a luta entre Irã e Israel a uma briga de crianças.
'Eles tiveram uma grande briga, como duas crianças em um pátio de escola. Sabe como é, eles brigam pra caramba, você não consegue pará-los. Deixe-os brigar por cerca de 2 a 3 minutos, então será fácil detê-los.'
Rutte riu e acrescentou: 'E então o papai às vezes tem que usar uma linguagem forte para fazê-los parar.'
Na terça-feira, após um acordo de cessar-fogo entre o Irã e Israel, Trump disse que Israel e Irã estavam lutando 'há tanto tempo e com tanta força que eles não sabem que p...a estão fazendo'.
Perguntado por um jornalista se ele poderia estar fazendo muitos elogios e bajulações a Trump, Rutte disse: 'Não, acho que não. Acho que é um pouco uma questão de gosto.'
Ele descreveu Trump como um 'bom amigo' por mais de uma década e, em seguida, elogiou o papel do presidente dos EUA em tornar a cúpula da Otan um sucesso ao 'finalmente' fazer com que a Europa aumentasse os gastos militares.
'Então, ele não merece algum elogio?', perguntou Rutte.
'E no que diz respeito ao Irã, o fato de ele ter tomado essa medida decisiva, muito direcionada, para garantir que o Irã não conseguisse colocar as mãos em uma capacidade nuclear - acho que ele merece todos os elogios.'
Trump comparou nesta quarta-feira o impacto do bombardeio dos EUA às instalações nucleares do Irã ao final da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos bombardearam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 200 mil pessoas.
'Não quero usar o exemplo de Hiroshima, não quero usar o exemplo de Nagasaki, mas foi basicamente a mesma coisa. Isso acabou com a guerra. Isso acabou com a guerra', disse Trump.
Reuters