Segundo partido ultraortodoxo deixa o gabinete israelense
Segundo partido ultraortodoxo deixa o gabinete israelense
Reuters
16/07/2025
JERUSALÉM (Reuters) - Um partido ultraortodoxo deixou o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta quarta-feira, seguindo um movimento semelhante no início desta semana, mas deixou a porta aberta para retornar se uma disputa sobre alistamento militar for resolvida.
O partido Shas disse que estava abandonando o gabinete para protestar contra o fracasso dos parlamentares em garantir a isenção futura do serviço militar para estudantes religiosos.
'Os representantes do Shas ... lamentam com pesar que não podem permanecer no governo e fazer parte dele', disse o grupo em um comunicado, um dia depois que o partido Judaísmo da Torá Unida (UTJ, na sigla em inglês) também anunciou sua saída.
Entretanto, ao contrário do UTJ, um porta-voz do Shas afirmou que o partido não está abandonando a coalizão parlamentar, mantendo Netanyahu com uma maioria muito pequena.
A medida significa que Netanyahu não enfrentará eleições antecipadas nem terá prejudicados seus esforços para garantir um possível cessar-fogo em Gaza.
O Parlamento de Israel inicia um recesso de verão de três meses em 27 de julho, dando a Netanyahu tempo para tentar resolver o problema de longa data sobre se os estudantes ultraortodoxos devem continuar isentos do serviço militar.
(Reportagem de Emily Rose)
Reuters