Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Seleção brasileira tem que ajudar Vini Jr a apresentar seu melhor futebol, diz Ancelotti

Seleção brasileira tem que ajudar Vini Jr a apresentar seu melhor futebol, diz Ancelotti

Reuters

04/06/2025

Placeholder - loading - Carlo Ancelotti observa jogadores durante treino do Brasil em São Paulo 03/06/2025 REUTERS/Jorge Silva
Carlo Ancelotti observa jogadores durante treino do Brasil em São Paulo 03/06/2025 REUTERS/Jorge Silva

(Reuters) - O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, afirmou nesta quarta-feira que o time do Brasil precisa ajudar o atacante Vini Jr a apresentar pela equipe nacional o mesmo nível de futebol que desempenha no Real Madrid, onde tem se destacado como um dos melhores jogadores do mundo.

Ancelotti e Vini Jr trabalharam juntos no time espanhol e conquistaram vários títulos, e o atacante brasileiro foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa no ano de 2024. Com a camisa do Brasil, no entanto, ele não tem repetido o mesmo sucesso.

'Não sei se ele teve a sua melhor versão aqui, mas tem tempo para isso, para fazer como fez e faz no Real Madrid', disse o italiano a jornalistas em Guayaquil, onde o Brasil enfrentará a seleção do Equador na quinta-feira, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, no primeiro jogo de Ancelotti à frente da equipe.

'Para nós, ele é um jogador fundamental por suas características, desequilibrante sempre, e temos que trabalhar para que ele tenha a melhor versão aqui', acrescentou.

Vini Jr disputou sua primeira Copa do Mundo em 2022, no Catar, e se tornou titular incontestável da equipe durante o ciclo de preparação para o Mundial de 2026. No entanto, com o Brasil atravessando má fase, o atacante não repetiu pelo Brasil os bons jogos do Real Madrid.

Ancelotti não revelou o time titular para sua estreia, mas o treinador deve apostar no novato Estêvão, que está trocando o Palmeiras pelo Chelsea e representa uma esperança para o futuro da seleção.

'Ele tem um talento especial... tem caráter, é uma pessoa boa, humilde, e me parece bem, mas com o jovem temos que ser pacientes e ter cuidado. Tem características para ser muito importante para o futuro da seleção', avaliou o treinador.

O técnico do Brasil também não antecipou o esquema tático que pretende usar, mas afirmou que quer um time compacto e equilibrado, com todos os jogadores ajudando no sistema defensivo.

'Não quero uma equipe com identidade clara, temos que defender bem, não importa se no 4-3-3 ou 4-4-2. Temos que defender juntos, e com a bola usar a criatividade. Uma equipe organizada, um futebol atrativo e levando em conta a criatividade', disse.

'Não vou dizer ao Estêvão como driblar, peço para ele ajudar e fazer o que sabe fazer ofensivamente.... O individual hoje não é suficiente, tem que incorporar a qualidade individual com atitude, gana e engajamento'.

O Brasil está em quarto lugar nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026, enquanto o adversário Equador é o vice-líder, atrás apenas da atual campeã mundial Argentina. Os seis primeiros garantem vaga direta no Mundial.

Na semana que vem, o Brasil receberá em São Paulo a seleção do Paraguai e, dependendo dos resultados dessas rodadas das eliminatórias, o país pode garantir antecipadamente a vaga no Mundial do ano que vem nos Estados Unidos, México e Canadá.

'Queremos que o Brasil seja protagonista no próximo Mundial', disse Ancelotti, que assumiu o time no mês passado com missão de recuperar a seleção de um momento difícil e buscar o hexacampeonato na Copa do Mundo de 2026.

(Por Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.