Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sem citar nomes, chefe da ONU acusa Israel de desinformação

Placeholder - loading - Secretário-geral da ONU, António Guterres 18/04/2024 REUTERS/Eduardo Munoz
Secretário-geral da ONU, António Guterres 18/04/2024 REUTERS/Eduardo Munoz

Publicada em  

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral da ONU, António Guterres, acusou Israel nesta segunda-feira de espalhar desinformação sobre ele durante a guerra de mais de oito meses entre Israel e militantes palestinos do Hamas na Faixa de Gaza.

“Eu ouvi a mesma fonte várias vezes dizendo que eu nunca ataquei o Hamas, que eu nunca condenei o Hamas, que eu sou um apoiador do Hamas”, disse Guterres, em entrevista coletiva sobre integridade da informação, sem citar Israel diretamente.

“Eu condenei o Hamas 102 vezes, 51 delas em discursos formais, e outras em diferentes plataformas sociais”, afirmou. “A verdade, no fim das contas, sempre vence.”

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, disse que as condenações de Guterres foram “palavras vazias quando comparadas com as suas ações”.

“Seu único objetivo tem sido ajudar o Hamas a sobreviver a esta guerra. Nós achamos desprezível que o secretário-geral se recuse a respeitar os padrões da ONU e pinte uma imagem distorcida dos acontecimentos”, disse Erdan. “António Guterres é um cúmplice do terror e deveria renunciar hoje.”

As relações entre a ONU e Israel são difíceis há muito tempo e apenas pioraram durante a guerra entre Israel e o Hamas.

Israel acusou a ONU de ser enviesada contra ele e funcionários da entidade de trabalharem com o Hamas e outros militantes. A ONU está investigando algumas das acusações, mas afirmou que, em muitos casos, ainda não recebeu evidências de Israel.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sem citar nomes chefe da onu …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.