Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Seremos intolerantes com quem desafiar legislação brasileira, diz Lula

Seremos intolerantes com quem desafiar legislação brasileira, diz Lula

Reuters

06/09/2024

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva  30/07/2024 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 30/07/2024 REUTERS/Adriano Machado

Atualizada em  06/09/2024

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, em pronunciamento oficial, que o Brasil será 'sempre intolerante' com qualquer um que desafie a legislação brasileira, mesmo que essa pessoa tenha poder econômico, sem citar diretamente nenhum nome.

A declaração por ocasião do 7 de Setembro, Dia da Independência, ocorre na esteira de embate público em redes sociais e no âmbito judicial entre o bilionário Elon Musk, de um lado, e a Justiça brasileira, de outro.

'Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania', disse Lula no pronunciamento.

'Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira. Nossa soberania não está à venda.'

No pronunciamento, Lula aproveitou para afirmar que desde o 8 de janeiro -- dia em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, contestando a vitória do petista, depredaram as sedes dos Três Poderes -- 'deixamos bem claro ao mundo que o Brasil é um país onde a paz e a liberdade imperam, mas não é um território sem lei e sem ordem'.

Há uma semana, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata do X -- rede social do bilionário Elon Musk -- no Brasil.

A suspensão da plataforma foi um desdobramento do fato de o X do Brasil não ter cumprido determinação anterior de voltar a ter um representante legal no país, na esteira de sucessivos descumprimentos de ordens judiciais de bloqueio de contas e retirada de páginas disseminadoras de fake news.

Referendada pela Primeira Turma do Tribunal, a decisão foi considerada um ataque a liberdade de expressão por Musk e por muitos integrantes da extrema-direita. O bilionário referiu-se a Moraes como 'ditador'. Lula também foi alvo de provocações do bilionário em posts no X.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.