Setor de serviços da zona do euro volta a ter crescimento modesto em junho, mostra PMI
Setor de serviços da zona do euro volta a ter crescimento modesto em junho, mostra PMI
Reuters
03/07/2025
LONDRES (Reuters) - O crescimento do setor de serviços da zona do euro foi retomado em junho, após uma breve contração em maio, embora o ritmo tenha permanecido margina uma vez que a demanda continuou fraca apesar da melhora na confiança das empresas, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços da zona do euro do HCOB, compilado pela S&P Global, subiu para 50,5 em junho, de 49,7 em maio, acima da preliminar de 50,0.
Uma leitura do PMI acima de 50 indica crescimento da atividade, enquanto as leituras abaixo apontam contração.
'Isso marca um período prolongado de crescimento relativamente fraco, que nunca foi superado em termos de duração ao longo dos 27 anos de dados do PMI', disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.
O PMI Composto, que inclui os setores industrial e de serviços, subiu de 50,2 para 50,6 em junho, marcando um pico de três meses mas ainda indicando crescimento apenas modesto. A preliminar era de 50,2.
O volume geral de novos negócios diminuiu pelo 13º mês consecutivo, mostrou o índice composto, embora a taxa de contração tenha diminuído para 49,7. Apesar disso, as empresas de serviços continuaram contratando pelo quarto mês consecutivo, mantendo a sequência de criação de empregos que já dura quase quatro anos e meio.
A confiança empresarial entre os fornecedores de serviços melhorou para o nível mais alto até agora em 2025, recuperando-se ainda mais do recorde de baixa de 29 meses registrado em abril, embora tenha permanecido abaixo da tendência de longo prazo.
(Reportagem de Jonathan Cable)
Reuters