Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Sindicato de Hollywood fecha acordo para reprodução de vozes dos atores com IA em anúncios

Sindicato de Hollywood fecha acordo para reprodução de vozes dos atores com IA em anúncios

Reuters

14/08/2024

Placeholder - loading - Logotipo do sindicato cinematográfico SAG-AFTRA em Los Angeles, California, EUA 13/07/2023 REUTERS/Mike Blake
Logotipo do sindicato cinematográfico SAG-AFTRA em Los Angeles, California, EUA 13/07/2023 REUTERS/Mike Blake

Por Danielle Broadway e Dawn Chmielewski

(Reuters) - O sindicato dos atores de Hollywood, SAG-AFTRA, anunciou nesta quarta-feira um acordo com o mercado de talentos on-line Narrativ que permite que os atores vendam aos anunciantes os direitos de replicar suas vozes com inteligência artificial.

Como os artistas temem que a IA torne comum o roubo de suas imagens, o novo acordo busca garantir que os atores obtenham renda com a tecnologia e tenham controle sobre como e quando suas réplicas de voz serão usadas.

'Nem todos os membros estarão interessados em aproveitar as oportunidades que o licenciamento de suas réplicas de voz digital pode oferecer, e isso é compreensível', disse Duncan Crabtree-Ireland, funcionário do SAG-AFTRA, em um comunicado. 'Mas para aqueles que o fazem, agora você tem uma opção segura.'

A Narrativ conecta anunciantes e agências de publicidade com atores para criar anúncios em áudio usando IA.

Pelos termos do acordo, um ator pode definir o preço para um anunciante replicar digitalmente sua voz, desde que seja no mínimo igual ao piso do SAG-AFTRA para comerciais de áudio. As marcas devem obter o consentimento dos artistas para cada anúncio que usar a réplica digital da voz .

O sindicato elogiou o pacto com a Narrativ por estabelecer um padrão para o uso ético de réplicas de voz geradas por IA na publicidade. A atriz Scarlett Johansson chamou a atenção para os perigos no início deste ano, quando acusou a OpenAI de copiar sua voz para seu sistema de IA de conversação.

A tecnologia também foi uma questão central na greve de Hollywood do ano passado, a primeira paralisação simultânea em 63 anos de atores e escritores.

Os dubladores de videogames e os artistas de captura de movimentos convocaram uma greve no mês passado devido ao fracasso das negociações de contratos de trabalho com foco nas proteções relacionadas à IA para os trabalhadores.

A legislação chamada NO FAKES Act foi apresentada no Congresso e daria a cada pessoa o direito à sua própria voz e semelhança, tornando ilegal a cópia de IA sem permissão. O SAG-AFTRA, a Motion Picture Association, a The Recording Academy e a Disney apoiam o projeto de lei.

A proliferação dos chamados deepfakes, que são vídeos altamente realistas gerados por IA treinada em vozes e imagens reais, e seu papel na manipulação da opinião pública também geraram alarme em todo o mundo.

(Reportagem de Danielle Broadway e Dawn Chmielewski;)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.