Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Só falta a gente reduzir a taxa de juros, diz Lula minutos antes do Copom

Só falta a gente reduzir a taxa de juros, diz Lula minutos antes do Copom

Reuters

31/07/2024

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva  22/07/2024 REUTERS/Andressa Anholete
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 22/07/2024 REUTERS/Andressa Anholete

Atualizada em  31/07/2024

Por Maria Carolina Marcello

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, enquanto discorria sobre conquistas de sua gestão, que o país ainda precisa baixar a taxa de juros.

A declaração de Lula, um crítico recorrente do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e de sua política monetária, ocorreu minutos antes do anúncio de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC sobre a taxa básica de juros, a Selic.

'... a inflação está controlada, só falta a gente reduzir a taxa de juros, que não depende só do governo, mas que a gente vai conseguir também', disse Lula durante evento sobre obras de ampliação e aeroportos em Mato Grosso.

Pouco depois, o Banco Central anunciou que o Copom havia decidido manter a Selic em 10,50% ao ano. De acordo com o BC, a atual conjuntura, com tendência de desinflação mais lenta, ampliação da desancoragem das expectativas para os preços e cenário global desafiador, demanda serenidade na condução da política monetária.

Entre o fim de junho e o início de julho, críticas de Lula às decisões do BC e a Campos Neto foram mal recebidas no mercado, fazendo o dólar chegar a ser cotado próximo de 5,70 reais.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.