Soldados israelenses matam palestino de 12 anos em confronto na Cisjordânia, diz Ministério da Saúde
Soldados israelenses matam palestino de 12 anos em confronto na Cisjordânia, diz Ministério da Saúde
Reuters
07/10/2024
QALANDIA, Cisjordânia (Reuters) - Um menino palestino de 12 anos foi morto em confronto entre jovens e soldados israelenses na Cisjordânia ocupada nesta segunda-feira, afirmou o Ministério da Saúde palestino.
Um vídeo da região de Qalandia mostrou jovens bloqueando uma estrada com pneus em chamas, com veículos militares israelenses e ambulâncias no local.
“Durante uma atividade antiterrorista em Qalandia, uma revolta violenta foi instigada na área, durante a qual os manifestantes atiraram tijolos e pedras contra as forças que operavam na área, colocando-as em perigo”, disseram os militares israelenses em comunicado. “As forças responderam com meios de dispersão de tumulto e fogo real contra os manifestantes. Alvos foram atingidos”.
Esta segunda-feira marca o primeiro ano do ataque do Hamas em 7 de outubro contra Israel, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza e provocou o pior derramamento de sangue no conflito israelense-palestino em décadas.
A violência aumentou em toda a Cisjordânia desde outubro. Centenas de palestinos -- incluindo combatentes armados, jovens atirando pedras e civis inocentes -- foram mortos em confrontos com as forças de segurança israelenses.
Dezenas de israelenses foram mortos em ataques de rua feitos por palestinos no último ano.
(Por Mohammed Torokman e Ali Sawafta)
Reuters