SP deve passar a compartilhar dados do Smart Sampa com a PF
Polícia Federal deve assinar termo de cooperação técnica com a Prefeitura para ter acesso às câmeras
Redação
03/10/2025
A Polícia Federal (PF) e a Prefeitura de São Paulo devem assinar nesta sexta-feira (3) um termo de cooperação técnica que prevê o compartilhamento das imagens do programa Smart Sampa, que utiliza câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.
Em junho, o alto comando da PF visitou a central de monitoramento. Na ocasião, o delegado Rodrigo Luís Sanfurgo de Carvalho, superintendente regional, elogiou o sistema e manifestou interesse em uma parceria. “Vimos aqui várias demonstrações da utilidade do sistema, realmente é excepcional. Acho que o próximo passo é a gente conversar para eventual convênio”, disse ele.
Com cerca de 40 mil câmeras distribuídas pela cidade, desde o ano passado, 2 mil foragidos da Justiça foram capturados, 3.245 pessoas foram presas em flagrante e 90 desaparecidos foram encontrados, segundo dados da gestão Ricardo Nunes
O Smart Sampa utiliza algoritmos capazes de gerar alertas inteligentes para identificar atos de intrusão, vandalismo e furto. A central de monitoramento do programa também está integrada a diversos órgãos públicos, como SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil.
Redação

