SP integra ensino de música ao currículo de escolas estaduais
Programa deve oferecer 42 mil vagas até o fim de 2025
Publicada em
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a implantação do programa Guri nas Escolas em 97 unidades de ensino, atendendo cerca de 20 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na capital e Região Metropolitana, 31 escolas terão aulas do projeto, beneficiando mais de 6 mil estudantes.
“A educação musical é algo maravilhoso e transformador. Você desenvolve não só o atributo musical em si, mas uma série de outros atributos que serão importantes na trajetória desses jovens. É uma complementação daquilo que é feito no campo pedagógico. A gente desperta vocações, consegue incluir mais alunos, identificar e desenvolver talentos, e no final das contas, fomentar outras habilidades e a capacidade de relação interpessoal que é tão importante”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
O investimento supera R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação. Ainda este ano, o programa deve ser ampliado para 200 escolas, com mais de 42 mil vagas.
As aulas de música abordam desde apreciação musical até composição e improvisação, alinhadas às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão. O programa desenvolve também habilidades como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, competências que impactam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos em outras disciplinas, como matemática e ciências.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO