Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

SP prepara limite para valor de imóvel social e proibição de aluguel

SP prepara limite para valor de imóvel social e proibição de aluguel

Reuters

08/05/2025

Placeholder - loading - Vista de São Paulo 13/01/2025. REUTERS/Jorge Silva
Vista de São Paulo 13/01/2025. REUTERS/Jorge Silva

Atualizada em  08/05/2025

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - A prefeitura de São Paulo está preparando um decreto para limitar o valor de imóveis enquadrados na política de moradia social da cidade e encaminhará à Câmara Municipal projeto de lei para impedir a aquisição dessas habitações para fins de locação, afirmou o prefeito, Ricardo Nunes (MDB), nesta quinta-feira.

Segundo o prefeito, a limitação do valor vale para casos que já estão em andamento. 'A gente vai, com esse decreto, limitar os valores, porque realmente não é possível a pessoa comprar um apartamento por R$1 milhão para alugar para alguém de baixa renda', afirmou Nunes.

Decreto anterior abria caminho para o investimento em imóveis com fins de locação para a população de baixa renda por meio de unidades enquadradas como Habitação de Interesse Social (HIS 1, HIS 2) e Habitação e Mercado Popular (HMP), mas sem definir um limite para o valor dessas moradias.

'Evidentemente, você tem que ter uma correlação entre o investimento e aquilo que ele teria de aluguel' disse o prefeito, afirmando que a iniciativa visa coibir fraudes.

Nunes também acrescentou que está enviando a Câmara Municipal um projeto de lei que acaba com a política de aluguel social. 'Ou seja, a gente não vai permitir mais que a aquisição de HIS 1, HIS 2 ou HMP seja possível para locação, somente para aquisição das famílias', explicou.

'É importante que a gente tenha uma consciência de que as políticas habitacionais precisam acontecer, e os empresários que investem vão ter também a sua responsabilidade, a gente não pode querer cobrar só do poder público', afirmou Nunes.

Questionado sobre um prazo para as medidas, o prefeito sinalizou a próxima semana, embora não tenha dado mais detalhes.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.