SP tem alta de quase 40% na geração de energia solar em um ano
Estado é considerado líder nacional no setor
Redação, com informações da Agência SP
06/08/2025
A geração própria de energia solar cresceu 38% em São Paulo nos últimos 12 meses. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a capacidade paulista atual é de 5,8 gigawatts (GW), o que torna o estado líder nacional no setor.
A gestão Tarcísio de Freitas destaca que o uso de painéis fotovoltaicos pode suprir demandas elétricas de propriedades rurais, como no bombeamento de água para abastecimento doméstico, irrigação, eletrificação de cercas e iluminação.
Segundo o levantamento da Absolar, a energia solar distribuída ultrapassa 500 megawatts (MW) no agronegócio paulista. Cerca de 24 mil usinas instaladas abastecem algo em torno de 32 mil propriedades rurais espalhadas por 607 municípios.
Com o objetivo de manter a expansão energética, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento disponibiliza a linha de Desenvolvimento Rural Sustentável Paulista na atividade de Energia Renovável.
O teto de financiamento da linha do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) é de R$ 250 mil para pessoa física e de R$ 500 mil para pessoa jurídica. O prazo de pagamento é de até 84 meses, com carência de até 12 meses.
Redação, com informações da Agência SP