SP terá novas regras para garagens com carregadores de carros elétricos
Exigências incluem chuveiros automáticos, sistemas de exaustão e detectores de fumaça
Redação
24/07/2025
O Corpo de Bombeiros de São Paulo prepara a publicação de novas regras para garagens de edifícios residenciais e comerciais com carregadores de carros elétricos.
Há mais de um ano, a corporação trabalha em conjunto com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) para definir as normas de segurança.
As exigências incluem a instalação de chuveiros automáticos (sprinklers) em prédios novos, além de sistemas de exaustão e de detecção de calor ou fumaça. Para construções antigas, haverá diretrizes de adequação.
Segundo a ABVE, “o foco deixou de ser especificamente os carros elétricos e passou a ser os chamados carros modernos em geral. Ou seja, os veículos atuais, que têm muito mais peças plásticas e materiais inflamáveis em sua composição do que os de 20 ou 30 anos atrás”.
Laboratório
Em junho, o SindusCon-SP e o Corpo de Bombeiros de São Paulo inauguraram um laboratório em formato de garagem em Franco da Rocha, onde foram realizados testes de incêndio com veículos elétricos.
De acordo com o sindicato, e espaço simula uma garagem real e está equipado com chuveiros automáticos, detectores de fumaça e dispositivos de extração de gases. Foram incinerados veículos, elétricos, híbridos e à combustão, com diferentes características.
Os testes contam com o uso de uma câmera termográfica, capaz de registrar até 550 °C, que detecta temperatura, fumaça e monóxido de carbono. O objetivo é analisar, na prática, o comportamento de incêndios envolvendo veículos elétricos em ambientes fechados. A equipe monitora a propagação das chamas, o tempo de resposta dos sistemas de segurança e a eficiência dos equipamentos instalados.
Redação