Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

STF começa a julgar na 3ª primeiras 100 denúncias contra envolvidos no 8 de janeiro

Placeholder - loading - Estragos causados após as manifestações antidemocráticas, no prédio do Supremo Tribunal Federal em Brasília 09/01/2023 REUTERS/Amanda Perobelli
Estragos causados após as manifestações antidemocráticas, no prédio do Supremo Tribunal Federal em Brasília 09/01/2023 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a partir da terça-feira as primeiras 100 denúncias oferecidas pela Procuradoria-Geral da República contra envolvidos nos atos de invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

A análise das acusações criminais deve ocorrer entre 18 e 24 de abril pelo plenário virtual, modalidade de julgamento em que não é televisionado e que os ministros votam remotamente.

Se as acusações forem aceitas pelo STF, os 100 denunciados vão se tornar réus e responder a processo criminal. Eles foram alvos de denúncias por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros delitos.

Nessa primeira leva das denúncias, não há autoridades ou personalidades políticas de maior relevo. Ao todo, a PGR ofereceu denúncia contra 1.390 pessoas.

O órgão e o STF também investigam nesse caso o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e outras autoridades. Na semana passada, o Supremo ordenou que a Polícia Federal tome em até 10 dias o depoimento de Bolsonaro no caso. Há a suspeita - rechaçada pelo ex-presidente - de que ele teria incitado os atos violentos.

(Por Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.