STOXX 600 salta com apetite por risco após cessar-fogo entre Irã e Israel
STOXX 600 salta com apetite por risco após cessar-fogo entre Irã e Israel
Reuters
24/06/2025
Por Sukriti Gupta e Sanchayaita Roy
(Reuters) - O principal índice acionário da Europa saltava nesta terça-feira, com o aumento do apetite dos investidores por risco, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um cessar-fogo entre o Irã e Israel após 12 dias de guerra.
As ações permaneciam em alta, apesar de o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ter dito que ordenou que os militares atacassem Teerã em resposta ao que ele disse serem mísseis disparados pelo Irã em uma violação do cessar-fogo anunciado horas antes.
A agência de notícias iraniana Isna disse que os relatos de que o Irã havia disparado mísseis contra Israel após a entrada em vigor do cessar-fogo eram falsos.
O índice STOXX 600 avançava 1,3%, a 542,01 pontos, atingindo seu maior ganho percentual diário em mais de um mês, se a tendência se mantiver.
Trump anunciou na segunda-feira que Irã e Israel haviam concordado com um cessar-fogo. Horas depois, ele confirmou que a trégua já estava em vigor e pediu aos dois países que mantivessem o acordo.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou nesta terça-feira que Israel concordou com a proposta de Trump.
'Há vontade política e desejo de paz de todas as partes... Se eles conseguirem seguir adiante, acho que veremos um cessar-fogo permanente e temos que acreditar que isso pode acontecer', disse Nick Saunders, presidente-executivo da plataforma de negociação Webull UK.
Todos os principais setores, exceto energia e serviços públicos, eram negociados em alta.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,35%, a 8.788 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 2,13%, a 23.764 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-A1540 ganhava 1,41%, a 7.644 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 1,58%, a 39.455 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 1,54%, a 1.051 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,67%, a 7.459 pontos.
Reuters