Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Suécia encerra investigação de sabotagem do gasoduto Nord Stream e entrega provas à Alemanha

Suécia encerra investigação de sabotagem do gasoduto Nord Stream e entrega provas à Alemanha

Reuters

07/02/2024

Placeholder - loading - Vazamento de gás no Nord Stream 2 visto do interceptador F-16 dinamarquês em Bornholm  27/9/2022   Danish Defence Command/Forsvaret  Ritzau Scanpix/via REUTERS
Vazamento de gás no Nord Stream 2 visto do interceptador F-16 dinamarquês em Bornholm 27/9/2022 Danish Defence Command/Forsvaret Ritzau Scanpix/via REUTERS

Por Johan Ahlander e Anna Ringstrom

ESTOCOLMO (Reuters) - A Suécia encerrou na quarta-feira sua investigação sobre as explosões ocorridas em 2022 nos gasodutos Nord Stream que transportam gás russo para a Alemanha, dizendo que não tinha jurisdição no caso, mas que havia entregado as provas recolhidas aos investigadores alemães.

Os gasodutos multibilionários Nord Stream 1 e 2, que transportam o gás sob o Mar Báltico, foram rompidos por uma série de explosões nas zonas econômicas da Suécia e da Dinamarca em setembro de 2022, liberando grandes quantidades de metano no ar.

A Rússia e o Ocidente culparam um ao outro. Ambos negaram qualquer envolvimento e ninguém assumiu a responsabilidade.

Os promotores suecos concluíram que não havia nada que indicasse que a Suécia ou cidadãos suecos estivessem envolvidos no ataque que ocorreu 'em águas internacionais'.

'No contexto da situação que temos agora, podemos afirmar que a jurisdição sueca não se aplica', disse o promotor público Mats Ljungqvist em um comunicado.

A Dinamarca e a Alemanha iniciaram investigações separadas e a Suécia disse que transmitiria suas provas.

'Dentro da estrutura dessa cooperação legal, pudemos entregar material que pode ser usado como prova na investigação alemã', disse a autoridade do Ministério Público sueco.

O escritório do Ministério Público Federal alemão afirmou apenas que sua investigação estava em andamento, enquanto os promotores suecos não responderam imediatamente aos pedidos de comentários adicionais.

A polícia dinamarquesa disse na quarta-feira que esperava fornecer mais informações sobre sua investigação 'em um curto espaço de tempo'.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.