Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Táxis robôs da Tesla até junho? Musk se volta para regulamentação quase inexistente no Texas

Táxis robôs da Tesla até junho? Musk se volta para regulamentação quase inexistente no Texas

Reuters

10/02/2025

Placeholder - loading - Vista da gigafábrica da Tesla em Austin, no Estado norte-americano do Texas 28/02/2023 REUTERS/Go Nakamura
Vista da gigafábrica da Tesla em Austin, no Estado norte-americano do Texas 28/02/2023 REUTERS/Go Nakamura

Por Chris Kirkham e Abhirup Roy

(Reuters) - Elon Musk disse aos investidores, no final de janeiro, que a Tesla lançaria a 'carona autônoma por dinheiro' até junho em Austin, Texas -- um Estado dos Estados Unidos onde a empresa quase não enfrenta regulamentação, levantando questões sobre quanta segurança e risco legal a Tesla está disposta a assumir ao implantar tecnologia sem motorista não comprovada nas vias públicas.

A Tesla há muito tempo culpa seus clientes por acidentes envolvendo os sistemas de assistência ao motorista que ela chama de Autopilot e Full Self-Driving (FSD), observando que ela adverte os proprietários de veículos Tesla para que fiquem prontos para assumir a direção. Agora, Musk está prometendo implantar táxis verdadeiramente sem motorista, uma medida que, segundo especialistas jurídicos, colocaria a responsabilidade por acidentes diretamente na Tesla.

Musk prometeu Teslas totalmente autônomos por cerca de uma década e não cumpriu a promessa. As promessas se tornaram mais frequentes, com cronogramas mais imediatos, nos últimos meses, à medida que Musk mudou o foco da Tesla para veículos autônomos e se afastou das vendas de veículos elétricos para o mercado de massa.

No entanto, os comentários evasivos de Musk continuam a manter os investidores em dúvida sobre quando -- e em que escala, com que modelo de negócios -- a Tesla finalmente implantará a tecnologia de direção totalmente autônoma que, até o momento, nunca foi exibida em vias públicas.

A Tesla e Musk não responderam aos pedidos de comentários.

Nada na lei do Texas impediria a Tesla de lançar um serviço de táxi robô. O Estado adota uma abordagem regulatória sem intervenção que se alinha com as posições políticas cada vez mais anti-governamentais de Musk como conselheiro do presidente dos EUA, Donald Trump.

A lei estadual permite que as empresas de veículos autônomos tenham livre acesso às vias públicas, desde que sejam registradas e seguradas, como qualquer carro dirigido por humanos, e equipadas com tecnologia para registrar dados sobre possíveis acidentes. Nenhum órgão estadual emite licenças ou supervisiona os serviços de táxi sem motorista, e a lei estadual proíbe as cidades e os condados de promulgarem suas próprias regulamentações sobre veículos sem motorista.

A senadora estadual Kelly Hancock, que patrocinou a legislação de condução autônoma do Estado em 2017, disse que a legislatura queria promover o crescimento do setor em um mercado competitivo e evitar barreiras à entrada.

'Por ser conservador, eu queria minimizar o impacto do governo', disse ela à Reuters. 'Não podemos ter mil regulamentações diferentes. É assim que se mata um setor.'

Musk transferiu a sede da Tesla da Califórnia, onde os reguladores controlam rigidamente onde e como as empresas podem operar veículos autônomos, para Austin no final de 2021.

As duas únicas empresas que conseguiram licenças para operar serviços pagos de táxi sem motorista até o momento -- a Cruise, da General Motors, e a Waymo, da Alphabet -- percorreram milhões de quilômetros com os órgãos reguladores sob licenças mais restritivas antes de obter aprovação para pegar passageiros. Desde então, a Cruise suspendeu as operações de táxis robôs.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.