Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

TBT: Álbum 'Elton John' completa 53 anos

O projeto transformou a carreira do artista por conta da ‘Your Song’

Catharina Morais

13/04/2023

Placeholder - loading - Álbum 'Elton John' completa 53 anos.Divulgação
Álbum 'Elton John' completa 53 anos.Divulgação

Quem diria que o “Elton John” ia ajudar o Sir Elton John a se tornar quem ele é hoje. Foi isso mesmo que aconteceu. Na sua segunda tentativa de emplacar um álbum que o traria um nome, o artista lançou no dia 10 de abril de 1970 o disco que é considerado o que iniciou sua carreira.

Três meses depois de sair, o projeto do artista começou a crescer tanto que se tornou um sucesso absoluto, dominando paradas musicais pelo mundo. Grande parte disso se deve a música “Your Song”, que consolidou a carreira de Elton como um dos maiores cantores de Pop da sua Era.

Capa do álbum ‘Elton John’ de 1970.Divulgação

Transcendendo gerações, “Your Song” é um marco para a cultura e é, sem dúvida, uma das canções mais belas e famosas do mundo.

Eu escrevi a letra num pequeno caderno de notas na mesa da cozinha no aparamento da mãe de Elton, no subúrbio de Londres, durante um café da manhã em algum momento de 1969. É muito simples”. Essa é a história que Bernie Taupin conta que foi o momento quando escreveu uma das maiores músicas de todos os tempos.

Eu lembro que o Bernie estava compondo no apartamento do meus pais no norte de Londres e Bernie me dando a letra, sentado no piano e olhando para ela e pensando ‘Meu Deus, essa letra é tão boa, não posso ferrar com essa”, conta Elton. “Ela saiu depois de 20 minutos e quando acabou eu o chamei e nós dois entendemos”. Simplesmente, foi assim que o hit nasceu.

Atualmente, ela está na lista das Maiores Músicas de Todos os Tempos da Rolling Stone, além do Rock & Roll Hall of Fame.

O trabalho todo é cheio de melodias criativas, vocais precisos e composições profundas. Seria difícil ele passar batido. Mas, John não fez isso sem pensar bem. Levando muito a sério a sua segunda tentativa, ele e Taupin estudaram profundamente para elaborarem o “Elton John”. Convidaram o Gus Dudgeon (que anteriormente tinha feito um projeto com The Zombies) para trabalhar na produção das gravações.

Para começar, Elton e um grupo de músicos ficaram freneticamente trabalhando em cima do disco durante algumas semanas. Acrescentaram, mais para o final das produções, Violinos, Cello e uma Harpa. Convidaram um coral de igreja para participar da “Border Song”. Também incrementaram a canção “Sixty Years On” com uma Guitarra Espanhola e outras com um Cravo.

No ano de 1970, ele estava pronto. E o público estava pronto para recebê-lo. Suas conquistas foram gigantescas e todo o disco chamou muita atenção dos críticos, que queriam entender quem era essa dupla britânica que fazia músicas que cativavam tanto o público.

Elton John e Bernie Taupin em 1971.Divulgação

O álbum entrou em quarto lugar na parada de álbuns nos Estados Unidos. Em 1971, ganhou um certificado de ouro pela RIAA e depois concorreu para o Grammy de Álbum do Ano- perdendo para o “Bridge Over Troubled Water” de Simon e Garfunkel.

Depois de três décadas no mundo, o projeto entrou na lista da Rolling Stone dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos. Por conta da sua relevância histórico-cultural, ele também entrou para o Hall of Fame do Grammy.

Veja também:

GRAVAÇÕES DE THE POLICE E JOHN LENNON ENTRAM NO ‘HALL DA FAMA’ DA MÚSICA

BEYONCÉ BATE RECORDE DA BILLBOARD COM 'CUFF IT'

Descontos especiais para distribuidores

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.