Tebet diz que anúncio de tarifas dos EUA preocupa governo, mas país sabe usar diplomacia
Tebet diz que anúncio de tarifas dos EUA preocupa governo, mas país sabe usar diplomacia
Reuters
02/04/2025
Atualizada em 02/04/2025
BRASÍLIA (Reuters) - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira que o anúncio de tarifas dos Estados Unidos a parceiros comerciais esperado para esta tarde preocupa o Executivo, mas destacou que, ao mesmo tempo, o governo está calmo, porque sabe usar a diplomacia para lidar com momentos como estes.
Em entrevista a jornalistas em evento para comemorar os 60 anos do Banco Central, Tebet disse que o governo federal entende que as medidas não são direcionadas apenas ao Brasil, podendo afetar a inflação global.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que divulgará nesta quarta-feira uma série de tarifas sobre parceiros comerciais dos EUA que devem incluir o Brasil, no que ele próprio tem chamado de 'Dia da Libertação'. Além da inflação e política monetária nos EUA, e consequentemente no Brasil, as taxas de importação também podem afetar o comércio mundial, lucros corporativos e o crescimento global, deixando os mercados globais em estado de alerta.
(Reportagem de Marcela Ayres, reportagem adicional de Victor Borges)
Reuters