Tecnologia pode ajudar a saber de forma antecipada sobre possíveis ataques cardíacos
Alternativa foi criada por pesquisadores de renomada universidade britânica
Larissa Valença
04/10/2018
De acordo com publicação da agência de notícias internacional Reuters, pesquisadores da Universidade de Oxford afirmam que há um novo método de analisar imagens de exames de tomografia computadorizada, o qual pode prever quais pacientes têm risco de sofrer um ataque cardíaco, anos antes de isso ocorrer.
A inovação foi desenvolvida por um time da instituição inglesa e organizações da Alemanha, Estados Unidos, eles usaram algoritmos para examinar a gordura que envolve as artérias coronárias, conforme aparecem nos exames de tomografia computadorizada. O estudo foi publicado no jornal médico, ''The Lancet’’.
Essa gordura é alterada quando a artéria fica inflamada, servindo como um sistema de alerta antecipado.
“Se você é capaz de identificar inflamações nas artérias do coração, depois você pode dizer quais as artérias vão causar ataque cardíaco”, afirma o professor de medicina cardiovascular, Charalambos Antoniades.
Para Antoniades, os cientistas ainda não possuem estimativas do número exato de ataques cardíacos que eles podem prever, no geral, acredita-se que os pesquisadores têm potencial para identificar, no mínimo 20% ou 30% das pessoas antes de elas terem o problema.
Os cientistas afirmam que a nova tecnologia, que eles possuem, é capaz de fazer isso, analisando os exames de tomografia computadorizada.
A maioria dos ataques cardíacos são ocasionados por um acúmulo de placa – um deposito de gordura – dentro da artéria, que interrompe o fluxo de sangue.
Os pesquisadores esperam obter uma aprovação regulatória dos dois lados do Atlântico em aproximadamente um ano.