Telegram faz parceria com xAI, de Elon Musk, para distribuir Grok a usuários
Telegram faz parceria com xAI, de Elon Musk, para distribuir Grok a usuários
Reuters
28/05/2025
(Reuters) - A startup de inteligência artificial do bilionário Elon Musk, a xAI, pagará ao Telegram US$300 milhões para implementar seu chatbot Grok no aplicativo de mensagens, com o objetivo de atingir os mais de um bilhão de usuários da plataforma e aumentar sua vantagem competitiva no crescente mercado de IA.
Pelo acordo de um ano, a xAI também dará ao Telegram metade de todas as vendas de assinaturas feitas por meio do aplicativo de mensagens, disse o fundador do Telegram, Pavel Durov, em uma publicação no X nesta quarta-feira, acrescentando que os US$300 milhões serão pagos em dinheiro e ações.
Durov disse que o xAI só acessará dados que os usuários do Telegram compartilharem explicitamente com a Grok por meio de interações diretas.
Musk disse que nenhum acordo foi assinado em resposta à publicação no X. Durov disse que as partes concordaram em princípio, mas que as formalidades estavam pendentes.
O acordo pode fornecer à xAI dados valiosos para treinar e desenvolver seus modelos de IA.
Com muitos repositórios de código aberto esgotados, as empresas de IA enfrentam desafios crescentes na obtenção de dados de qualidade, pressionando empresas como a Meta Platforms a utilizarem interações públicas com inteligência artificial para treinamento de modelos.
De acordo com sua política de privacidade, o X usa postagens públicas de usuários para treinar seus modelos de IA. Não ficou imediatamente claro se a xAI utilizaria dados do Telegram de forma semelhante.
A xAI, que firmou diversas parcerias neste ano para reforçar sua posição em infraestrutura de IA e serviços financeiros, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
(Reportagem de Jaspreet Singh em Bengaluru e Juby Babu na Cidade do México)
Reuters