Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Tensões aumentam no Uruguai com queda do nível da água

Tensões aumentam no Uruguai com queda do nível da água

Reuters

30/06/2023

Placeholder - loading - Vista do reservatório Canelón Grande, em Canelones, Uruguai 29/06/2023 REUTERS/Alejandro Obaldia
Vista do reservatório Canelón Grande, em Canelones, Uruguai 29/06/2023 REUTERS/Alejandro Obaldia

CANELONES, Uruguai (Reuters) - No reservatório Canelón Grande, uma importante fonte de água para Montevidéu, capital do Uruguai, os níveis de água estão tão baixos há tanto tempo que a grama agora cobre grande parte do que costumava ser um lago.

'É desolador', disse o morador Mario del Pino, parado no meio do reservatório, cercado por ervas daninhas e terra rachada.

'A água costumava cobrir tudo o que você pode ver.'

O país sul-americano de 3,5 milhões de habitantes está se recuperando de sua pior seca em 74 anos, levando moradores frustrados a depender de água engarrafada.

A baixa pluviosidade forçou as autoridades a usar água de uma parte mais salgada do rio Santa Lucia, que fornece a maior parte da água potável do Uruguai, tornando a água da torneira imprópria para muitos.

'É horrível. Não dá para beber', disse o professor Adrián Días, que compra duas ou três garrafas de água de 6,5 litros a cada duas semanas. 'Minha esposa tem hipertensão, então é impossível ela beber essa água pela quantidade de sal que tem.'

A raiva pela escassez de água incitou vários protestos nas ruas da capital. Na concessionária de água estatal OSE, uma pichação diz 'não é seca, é saque'.

'Há água, mas está em mãos privadas', afirma uma faixa pendurada do lado de fora da OSE.

Federico Kreimerman, líder sindical da OSE, disse que o agronegócio é parcialmente culpado pelos problemas hídricos do Uruguai, explicando que a água do rio Santa Lucia é desviada para reservatórios privados para irrigação.

'A parcela de água para consumo humano é pequena', declarou Kreimerman. 'Os empresários do agronegócio represam o rio e usam para si.'

Neste mês, o governo do Uruguai declarou emergência hídrica, isentando impostos sobre a água engarrafada e ordenando a construção de um novo reservatório.

O governo também está distribuindo água potável para grupos vulneráveis ​​como escolas, asilos e hospitais, disse Gerardo Amarilla, subsecretário do Ministério do Meio Ambiente do Uruguai.

(Reportagem de Alejandro Obaldia)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.