Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tesla faz acordo em processo de funcionário negro contra assédio generalizado

Placeholder - loading - Unidade da Tesla em Costa Mesa, Califórnia, EUA 01/11/2023 REUTERS/Mike Blake
Unidade da Tesla em Costa Mesa, Califórnia, EUA 01/11/2023 REUTERS/Mike Blake

Publicada em  

Por Jonathan Stempel

(Reuters) - A Tesla resolveu um processo de discriminação racial movido por uma funcionária negra que alegou que um gerente de sua fábrica em Fremont, Califórnia, às vezes cumprimentava os trabalhadores dizendo 'bem-vindos à plantação' ou 'bem-vindos à senzala'.

Raina Pierce, que instalava travas em portas de carros, e a montadora liderada pelo bilionário Elon Musk concordaram com um acordo proposto por um mediador, de acordo com um documento conjunto apresentado nesta quinta-feira no tribunal federal de São Francisco.

Os termos não foram divulgados e ambas as partes estão finalizando um acordo, diz o documento.

Os advogados de Pierce e da Tesla não responderam imediatamente aos pedidos de comentário. Musk não é réu.

Pierce disse que foi submetida a assédio generalizado, incluindo um insulto racial comum que, segundo ela, estava rabiscado em toda a fábrica, inclusive nos banheiros, e um insulto de gênero.

Ela também afirmou que ouviu gritos e foi disciplinada por condutas pelas quais trabalhadores não negros eram perdoados.

A queixa de Pierce cita um funcionário da Tesla que se juntou temporariamente à sua linha de produção e disse: 'Senhora, a senhora precisa ir ao RH porque esses supervisores estão dizendo coisas sobre você que não estão certas'.

A Tesla enfrentou outras acusações de discriminação racial e assédio na fábrica de Fremont.

Um dos autores, o ascensorista Owen Diaz, chegou a um acordo em março de 2024, com termos não divulgados, após um veredito de US$3,2 milhões do júri. Outro júri havia concedido a Diaz US$137 milhões em 2021, mas o caso foi reavaliado após ele rejeitar um valor menor proposto pelo juiz.

(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.