Thyssenkrupp está em negociações 'intensas' com Jindal sobre venda da unidade de aço
Thyssenkrupp está em negociações 'intensas' com Jindal sobre venda da unidade de aço
Reuters
20/10/2025
Por Christoph Steitz e Tilman Blasshofer
FRANKFURT (Reuters) - A Thyssenkrupp está em intensas conversações com a Jindal Steel International sobre o interesse do grupo indiano em seu negócio de aço, disse o presidente-executivo do conglomerado alemão, chamando isso de 'boa cooperação', mas sinalizando que as discussões podem demorar um pouco.
No mês passado, a Jindal Steel International fez uma oferta indicativa para a Thyssenkrupp Steel Europe (TKSE), a segunda maior siderúrgica da Europa, para fortalecer sua posição no continente, o que poderia resultar em uma venda do negócio que há muito tempo vem sendo buscada pela administração.
'As conversações estão em andamento -- muito intensamente', disse o presidente-executivo Miguel Lopez à Reuters na bolsa de valores de Frankfurt, onde estava participando da estreia no mercado de ações da unidade de embarcações navais TKMS, que foi desmembrada da Thyssenkrupp.
'Veremos o resultado que teremos nos próximos meses', disse ele, acrescentando que o objetivo da Thyssenkrupp é reestruturar o negócio de aço e avaliar minuciosamente a oferta da Jindal, que traz consigo compromissos de investimento para uma importante unidade de aço verde.
A venda da unidade siderúrgica continua sendo a parte mais importante da agenda de reestruturação de Lopez para a famosa empresa alemã, já que várias tentativas de vender o negócio fracassaram nos últimos anos -- principalmente devido aos consideráveis passivos previdenciários vinculados a ele.
Como resultado da oferta da Jindal, a Thyssenkrupp e o bilionário tcheco Daniel Kretinsky encerraram as conversações de longa data sobre uma joint venture 50-50 para a produção de aço.
(Reportagem de Christoph Steitz, Tilman Blasshofer e Timm Reichert)
Reuters

