Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Tina Turner é a Artista da Semana

Artista é lendária em nossa programação

Lucca Magro

29/03/2021

Placeholder - loading - Tina Turner em foto sorrindo com fundo marrom – Foto por Michael Ochs Archives/Divulgação
Tina Turner em foto sorrindo com fundo marrom – Foto por Michael Ochs Archives/Divulgação

Tina Turner nasceu no dia 26 de novembro de 1939, em Brownsville, Tennessee, filha de Zelma Priscilla e Floyd Richard Bullock. A musicista foi batizada com o nome Anna Mae Bullock, e foi criada em Nutbush, no estado do Tennessee. Confira mais sobre a história e carreira da icônica cantora ouvindo o podcast do artista sobre a Tina Turner clicando aqui.

Tina foi criada pela avó durante algum tempo, até seus pais retornarem para a cidade natal. Ainda criança, a artista começou a cantar no coral da igreja com um grupo. Os pais de Turner se separaram quando a estrela do pop tinha apenas 11 anos. Após isso, Tina foi morar com sua vó em Brownsville, enquanto seus pais foram para locais diferentes.

A musicista passou a frequentar clubes noturnos com a irmã em 1955. Foi em um desses clubes que ela conheceu Raymond Hill, Ike Turner e a banda King of Rhythm. Tina ficou impressionada com o talento de Ike, e sentiu vontade de fazer parte do conjunto. Após cantar para os músicos, a cantora passou a fazer parte do grupo, primeiro como "backing vocal", depois como vocalista. Três anos depois, o King of Rhythm foi descoberto por produtores musicais, e Tina fez a primeira gravação de estúdio em 1958.

O apelido dela na época era Little Ann, e a canção gravada foi “Box Top”. Com poucos meses e muito sucesso, a banda se desfez, e Tina e Ike se divorciaram dos respectivos relacionamentos. Logo após isso, eles começaram a namorar, e formaram uma dupla musical. Com uma fita demo, Ike conseguiu chegar no presidente da Sue Records, Juggy Murray, que comprou a gravação de “Fool in Love” por vinte e cinco mil dólares. O empresário convenceu Turner a transformar Anna em uma cantora de show, e Ike renomeou o nome da cantora para Tina.

A canção foi realizada oficialmente em julho de 1960, e atingiu posições fantásticas em rankings internacionais. Nos anos seguintes, os músicos Ike e Tina Turner ficaram muito famosos, descritos como a dupla de R&B mais explosivas na história do gênero. Em 1970, o casamento de Tina Turner com Ike entrou em desgaste e tudo eclodiu em 1978, com ambos legalmente separados após anos de casamento.

Em 1974, foi lançado o primeiro disco solo de Turner, “Tina Turns The Country On”, que recebeu indicação ao Grammy. Depois de algum tempo sem gravar, já que o quarto LP havia sido um fracasso, Turner assina com a Capitol Records. É então realizado o disco “Private Dancer”, em 1983, que foi um fenômeno internacional. O single “What’s Love Got to Do With It” foi feito para a produção, que atingiu número um na Billboard Hot 100.

Uma delas foi no filme Mad Max Beyond Thunderdome, que foi um sucesso de público e crítica e rendeu um Grammy pela canção “One of the Living”. Em 1991, Tina passa a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame, e em 2002 foi homenageada com uma rodovia em Brownsville em seu nome. Em 2021, foi confirmado um documentário chamado Tina, que contará a história da compositora e estrela. Quer conhecer mais sobre a história de Tina Turner e ouvir alguns de seus principais sucessos? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista clicando aqui!

Veja também:

HBO e NTS Radio lançam programas exclusivos de Tina Turner

Veja fotos inéditas de Tina Turner em nova exposição online

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.