Toda a população acima de 6 meses já pode se vacinar contra a gripe em SP
Cobertura vacinal está abaixo de 25% entre os grupos prioritários
Redação, com informações da Agência SP
19/05/2025
A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (19) a vacinação contra a influenza, o vírus causador da gripe, para toda a população acima dos seis meses de idade.
Neste ano, a campanha teve início no dia 28 de março, com foco no grupo prioritário, que inclui pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e trabalhadores de saúde e da educação.
A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, a vacina estará disponível nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs, no mesmo horário.
Cobertura vacinal
Até a última terça-feira (13), 1.095.488 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no grupo prioritário, composto por cerca de 4,8 milhões de pessoas na capital paulista. A cobertura vacinal está em quase 25%, considerando a população contemplada na estratégia de rotina (pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes). Em 2024, foram mais de 3,8 milhões de doses aplicadas e a cobertura entre o público-alvo chegou a 61,11%.
Prevenção
O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta pelas mãos, que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados ajudam na prevenção.
Redação, com informações da Agência SP