Tribunal dos EUA anula regra de economia de combustível para carros elétricos do governo Biden
Tribunal dos EUA anula regra de economia de combustível para carros elétricos do governo Biden
Reuters
05/09/2025
Por Jonathan Stempel
(Reuters) - Um tribunal de apelações dos EUA anulou nesta sexta-feira uma regra do governo Biden que alterava o cálculo da economia de combustível equivalente a petróleo dos veículos elétricos, uma vitória para 13 procuradores-gerais estaduais republicanos que disseram que a regra exagerava a eficiência dos veículos elétricos.
O 8º Tribunal de Apelações dos EUA em St. Louis disse que o Departamento de Energia excedeu sua autoridade ao decidir eliminar gradualmente, durante os anos-modelo de 2027 a 2030, um fator de 'conteúdo de combustível' que inflava artificialmente a economia de combustível dos veículos elétricos, em vez de eliminar esse fator.
Escrevendo para um painel de três juízes, o juiz de circuito Duane Benton disse que o Departamento de Energia também não forneceu aviso sobre a gama de alternativas que estava considerando quando solicitou comentários sobre a regra de março de 2024, privando os comentaristas da chance de fornecer 'críticas informadas'.
A equivalência de petróleo é usada para calcular se os fabricantes atendem aos padrões de economia média de combustível corporativa do Departamento de Transportes (CAFE).
Embora a regra final tenha sido diluída em relação a uma proposta anterior, o Departamento de Energia disse que manter o fator de conteúdo de combustível provavelmente incentivaria a produção de veículos elétricos no curto prazo, ao mesmo tempo que 'aceleraria a adoção generalizada de veículos elétricos nos Estados Unidos durante este momento crucial'.
Liderados por Iowa, os 13 estados e a organização sem fins lucrativos Câmara de Comércio Americana de Livre Empresa disseram que exagerar na eficiência dos veículos elétricos causou danos, ao permitir que os fabricantes produzissem carros movidos a gasolina menos eficientes, aumentando assim as emissões de gases de efeito estufa, e ainda assim atendendo aos padrões CAFE.
Eles também disseram que incentivar a venda de veículos elétricos torna mais caro manter as estradas, porque eles são pesados e causam mais desgaste.
Nem o Departamento de Energia nem o gabinete da procuradora-geral de Iowa, Brenna Bird, responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
Arkansas, Flórida, Idaho, Kansas, Mississippi, Missouri, Montana, Nebraska, Ohio, Oklahoma, Texas e Utah também se opuseram à regra.
(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York)
Reuters