Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Troca de liderança na Amazon Brasil é 'levemente negativa' para Mercado Livre, diz Itaú BBA

Placeholder - loading - Logo da Amazon perto de Nantes, na França 15/10/2024 REUTERS/Stephane Mahe
Logo da Amazon perto de Nantes, na França 15/10/2024 REUTERS/Stephane Mahe

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A mudança na liderança da unidade brasileira da Amazon, com a entrada de Juliana Sztrajtman em substituição a Daniel Mazini, antigo country manager da Amazon Brasil, é uma notícia negativa para o Mercado Livre, ao menos marginalmente, afirmou relatório do Itaú BBA divulgado nesta quarta-feira.

O movimento poderia representar uma investida mais forte da Amazon nas operações no Brasil, em meio a um cenário desafiador para a companhia e à ameaça de rivais como a Shopee, disseram os analistas do banco, liderados por Rodrigo Gastim.

'O copo meio cheio destaca todos os desafios enfrentados pela Amazon para crescer no Brasil (evidenciados pelos desafios para integrar e acelerar o número de vendedores) -- mas isso não é novidade', afirmaram em relatório.

'Por outro lado, alguns podem interpretar como uma iniciativa da Amazon para tentar revitalizar o negócio no país, sendo mais agressiva e criando um nível mais intenso de competição para algumas categorias.'

Segundo a equipe do Itaú BBA, um obstáculo crítico para o sucesso da Amazon tem sido sua abordagem nas relações com os vendedores, com desafios na integração de novos vendedores e produtos limitando uma expansão mais rápida.

'Adaptar o protocolo baseado nos Estados Unidos para o mercado local tem se mostrado desafiador', disseram os analistas, acrescentando que a Amazon obteve êxito em áreas como livros, mas tem estado ausente de outros segmentos importantes, como vestuário, devido às 'complexidades inerentes à categoria'.

A Amazon anunciou nesta semana a renúncia de Daniel Mazini do comando das operações da Amazon no Brasil e a entrada de Juliana Sztrajtman, que liderou a divisão de varejo da companhia nos últimos anos.

Para analistas do Itaú BBA, embora a Amazon permaneça entre os principais concorrentes do Mercado Livre no Brasil, a Shopee, do grupo asiático Sea, tem rapidamente surgido como o principal desafio.

O volume bruto de mercadorias (GMV) estimado da Shopee alcançou quase 60 bilhões de reais no ano fiscal de 2024, o dobro do ano anterior, disse o banco, enquanto essa métrica para a Amazon é estimada em cerca de 35 bilhões de reais, um quarto do GMV do Mercado Livre, que se destaca no mercado brasileiro.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. troca de lideranca na amazon …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.