Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump afirma que 'armada' dos EUA está indo em direção ao Irã

Trump afirma que 'armada' dos EUA está indo em direção ao Irã

Reuters

23/01/2026

Placeholder - loading - Pessoas caminham em rua de Teerã  19/1/2026   Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Pessoas caminham em rua de Teerã 19/1/2026 Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

A BORDO DO AIR FORCE ⁠ONE, 23 Jan (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que os EUA têm uma 'armada' em direção ao Irã, mas espera não precisar usá-la, e renovou as advertências a Teerã contra a matança de manifestantes ou a retomada de seu programa nuclear.

Autoridades dos EUA, falando sob condição de anonimato, disseram que o porta-aviões USS Abraham Lincoln e vários destróieres ​de mísseis guiados chegarão ao ⁠Oriente Médio ⁠nos próximos dias.

Uma autoridade afirmou que sistemas adicionais de defesa aérea também estão sendo considerados para o Oriente Médio, o que pode ser fundamental para proteger contra qualquer ataque iraniano às bases dos EUA ‌na região.

As movimentações ampliam as opções disponíveis para Trump, tanto ​para defender melhor as forças ‌dos EUA em ​toda a ​região em um momento de tensões quanto para tomar qualquer ação militar adicional depois de atacar as instalações nucleares iranianas em ​junho.

'Temos muitos navios indo nessa direção, para o caso de... eu preferiria que nada acontecesse, mas estamos observando-os de perto', disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One em seu caminho de volta aos Estados Unidos depois de falar com líderes mundiais em Davos, na Suíça.

Em outro momento, ele declarou: 'Temos uma armada (...) indo nessa direção, e talvez não tenhamos que usá-la.'

Os navios de guerra começaram a se deslocar da Ásia-Pacífico na semana passada, quando as ⁠tensões entre o Irã e os Estados Unidos aumentaram após uma ‌severa repressão aos protestos ⁠no Irã nos últimos meses.

Trump ameaçou repetidamente intervir contra o Irã devido aos recentes assassinatos de manifestantes no país, ‍mas os protestos diminuíram na última semana.

(Reportagem de Phil Stewart, Idrees Ali e ​Nandita ‌Bose em Washington, Steve Holland a bordo do Aif Force One)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.