Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump assina decretos para impulsionar defesa contra drones e voo supersônico comercial

Trump assina decretos para impulsionar defesa contra drones e voo supersônico comercial

Reuters

06/06/2025

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump 05/06/2025 REUTERS/Kent Nishimura
Presidente dos EUA, Donald Trump 05/06/2025 REUTERS/Kent Nishimura

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira decretos para reforçar as defesas do país contra drones e para impulsionar táxis aéreos elétricos e aeronaves comerciais supersônicas, disse a Casa Branca.

Nos três decretos, Trump buscou autorizar o uso rotineiro de drones além do alcance visual dos operadores -- um passo fundamental para permitir entregas comerciais por drones. Além disso, autorizou medidas para reduzir a dependência dos EUA de empresas chinesas de drones e para começar a testar aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês).

Trump está criando uma força-tarefa federal para garantir o controle dos EUA sobre o céu norte-americano, expandir restrições sobre locais sensíveis, aumentar o uso federal de tecnologia para detectar drones em tempo real e fornecer assistência às autoridades estaduais e locais.

Ele também pretende abordar a 'crescente ameaça de terroristas criminosos e do uso indevido de drones por estrangeiros no espaço aéreo dos EUA', disse Michael Kratsios, diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca.

'Estamos protegendo nossas fronteiras contra ameaças à segurança nacional, inclusive aéreas, com eventos públicos de grande escala, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, no horizonte.'

Sebastian Gorka, diretor sênior de contraterrorismo do Conselho de Segurança Nacional, citou o uso de drones na guerra da Rússia na Ucrânia, além de ameaças a grandes eventos esportivos dos EUA.

'Aumentaremos as capacidades contra drones', disse Gorka. 'Aumentaremos a fiscalização das leis atuais para dissuadir dois tipos de indivíduos: malfeitores e idiotas.'

A questão dos drones suspeitos também ganhou atenção significativa no ano passado, após uma onda de avistamentos em Nova Jersey. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) recebe mais de 100 relatos de avistamentos de drones perto de aeroportos todos os meses.

Estes avistamentos às vezes interrompem voos e eventos esportivos.

Trump também ordenou que a FAA suspenda a proibição imposta em 1973 ao transporte aéreo supersônico por terra.

'A realidade é que os americanos deveriam conseguir voar de Nova York a Los Angeles em menos de quatro horas', disse Kratsios. 'Avanços em engenharia aeroespacial, ciência dos materiais e redução de ruído agora tornam o voo supersônico terrestre não apenas possível, mas também seguro, sustentável e comercialmente viável.'

As ordens de Trump não proíbem nenhuma empresa chinesa de drones, disseram autoridades. No ano passado, o então presidente Joe Biden assinou uma lei que poderia proibir a venda de novos modelos de drones nos EUA pelas empresas chinesas DJI e Autel Robotics.

Maior fabricante do mundo, a DJI vende mais da metade de todos os drones comerciais dos EUA.

(Reportagem de David Shepardson em Washington)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.