Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump diz que Venezuela não dá à China um precedente sobre Taiwan, mas 'depende' de Xi

Trump diz que Venezuela não dá à China um precedente sobre Taiwan, mas 'depende' de Xi

Reuters

08/01/2026

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump  18/12/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein
Presidente dos EUA, Donald Trump 18/12/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein

Atualizada em  08/01/2026

WASHINGTON, 8 Jan (Reuters) - O presidente dos Estados ⁠Unidos, Donald Trump, disse que 'depende' do presidente chinês, Xi Jinping, o que a China fará em relação a Taiwan, mas que ele ficaria 'muito infeliz' com uma mudança no status quo, de acordo com uma entrevista publicada pelo New York Times nesta quinta-feira.

'Ele (Xi) considera Taiwan como parte da China, e cabe a ele decidir o que fazer', disse Trump ao jornal em uma entrevista realizada na quarta-feira.

'Mas eu disse a ele que ficaria muito infeliz se ele fizesse isso, e não ​acho que ele fará isso. Espero que ⁠ele não ⁠faça isso.'

Trump fez os comentários no contexto de uma conversa sobre as lições que Xi poderia tirar da audaciosa operação militar de Trump na Venezuela.

O presidente republicano disse que não considerava as situações análogas porque Taiwan não representava o mesmo tipo de ameaça para a ‌China que ele disse que o governo de Nicolás Maduro representava para ​os Estados Unidos.

Ele também repetiu sua crença de ‌que Xi não ​faria nenhum ​movimento contra Taiwan durante seu mandato, que termina em 2029.

'Ele pode fazer isso depois que tivermos um presidente diferente, mas não acho que ele fará isso comigo ​como presidente', disse Trump.

O governo Trump disse em um documento de estratégia no ano passado que pretende evitar conflitos com a China em relação a Taiwan e ao Mar do Sul da China, aumentando o poder militar dos EUA e de seus aliados.

A China considera Taiwan, um país democraticamente governado, como seu, e Pequim nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob seu controle. Taiwan rejeita as reivindicações de Pequim.

'A questão de Taiwan é puramente um assunto interno da China, e como resolvê-la é uma questão puramente dentro dos direitos soberanos da China', disse Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China ⁠em Washington.

Os Estados Unidos não têm laços diplomáticos formais com Taiwan, mas Washington ‌é o mais importante apoiador internacional ⁠da ilha e é obrigado por lei a fornecer a Taiwan os meios para se defender. Essa questão tem sido um ponto de atrito nas ‍relações entre EUA e China há anos.

Trump tem evitado, em grande parte, dizer diretamente como responderia a ​um ‌aumento nas tensões sobre a ilha.

(Reportagem de Jasper Ward e Trevor Hunnicutt em Washington)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.