Trump diz que Coreia do Norte devolveu restos de 200 soldados desaparecidos em guerra
Trump diz que Coreia do Norte devolveu restos de 200 soldados desaparecidos em guerra
Thomson Reuters
21/06/2018
DULUTH, Estados Unidos (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a Coreia do Norte devolveu na quarta-feira os restos mortais de 200 soldados norte-americanos desaparecidos durante a Guerra da Coreia, mas as autoridades militares não confirmaram oficialmente a informação.
Recuperamos nossos grandes heróis caídos, os restos enviados de volta hoje, 200 já foram enviados de volta , disse Trump a uma plateia de apoiadores durante um evento em Duluth, no Estado do Minnesota.
Falando sob condição de anonimato, autoridades dos EUA disseram na terça-feira que nos próximos dias a Coreia do Norte entregará um número considerável de restos mortais ao Comando das Nações Unidas na Coreia do Sul, e que de lá eles serão transferidos para a base da Força Aérea de Hickam, no Havaí.
Trump se encontrou com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em uma cúpula histórica em Cingapura na semana passada, e mais tarde disse em uma coletiva de imprensa que Kim concordou em devolver os restos mortais de soldados norte-americanos.
Dados militares mostram que cerca de 7.700 efetivos dos EUA continuam desaparecidos desde a Guerra da Coreia de 1950-1953. Segundo o Pentágono, autoridades norte-coreanas já deram a entender que têm os restos de até 200 soldados norte-americanos. Mais de 36.500 militares dos EUA morreram no conflito.
(Por Jeff Mason; Reportagem adicional de Idris Ali)
Thomson Reuters